terça-feira, 22 de julho de 2014

Responsabilidade de ter filhos

Oi gente! Tudo bem com vocês?

Hoje eu vim falar sobre o que eu penso de colocar um "serzinho" no mundo. :)

Antigamente (não muito assim), eu ficava imaginando o quão ficaria feliz com uma nova alma, que pudesse ter metade de mim e metade da pessoa que escolhi para tomar, junto comigo, esse passo grande. Ficava somente pensando em mim, no quanto ficaria feliz de poder gerar uma vida, cuidar, educar, ensinar o que eu acho que é certo e ter alguém que cuide de mim, quando envelhecesse (como minha mãe sempre deixou claro que assim que teria que ser). Mas isso mudou.

Hoje, depois de muito refletir, eu acredito que talvez poucos estejam bem preparados para por um filho no mundo. E eu não digo quanto a estrutura financeira, que é muito importante também. Eu digo com relação a responsabilidade de ensinar o que você aprendeu na vida.
Vou tentar ser mais clara.

Estaria eu, disposta a arcar com os erros que meus filhos cometerão, por eu ter sido o exemplo?
As vezes, a gente pensa que faz tudo certo. Mas não nos ensinaram isso. Ensinaram-nos a repetir os mesmos erros que cometeram. E ninguém tem culpa. Simplesmente é assim que vem sendo feito, geração após geração.

Expondo a minha história, após dois términos de relacionamentos, eu comecei a analisar coisas que poderia ter feito de errado. E o meu erro, foi simplesmente ser eu. Um eu que me ensinaram ser. Ríspida, autoritária.

Ontem mesmo, estava na casa da minha avó e fui dobrar roupa, para ajudar. Ela pegou a roupa da minha mão e disse: "Dá aqui! Você não sabe fazer isso! Lá na sua casa você dobra, aqui eu que sei. "
Mais terrível que aquela delicada senhorinha (minha avó tem 91 anos), falar comigo dessa forma, foi perceber que eu falaria da mesma forma que ela falou. E isso me assustou muito!

Existiram outros episódios, um pouco mais complicadinhos, mas que não acredito que expô-los seja de grande utilidade :P. Apenas, que EU, não suportaria ver meus filhos agindo como eu aprendi a agir. E de maneira alguma eu culpo minha mãe por ter passado isso pra mim, afinal, ela não sabia o que fazia.
Acredito que o maior problema disso tudo, é resolver mudar. Porque afinal, "machucar" era ser normal. E pelo amor de Deus, nunca que isso deveria ser considerado algo beirando a normalidade! Machucar alguém é terrível!!!

O que eu quero passar com esse post é que devemos ter consciência de quem somos, antes de tomar determinados passos. E me atrevo a dizer que talvez isso seja a tarefa mais difícil pela qual vamos passar na vida. Entretanto, mesmo reconhecendo nosso lado "sombrio" e o quanto isso pode machucar quem nos cerca e faz bem, devemos sim ter compaixão com nós mesmos. E, muito mais que ter compaixão, devemos nos perdoar pelas atitudes que tivemos e pelas atitudes que nos fizeram ser assim.

Concluindo, deixo no ar uma pergunta (reflexão):
Como disse Henry Drummond, no seu livro O dom supremo:

"O mundo não é um playground, ele é uma sala de aula. A vida não é um feriado, ela é um aprendizado. E a pergunta que sempre devemos nos fazer é: 'Como podemos amar melhor?'."

Um beijo e um abraço beeem apertado! ;*

Um comentário:

  1. Adorei. Sempre penso sobre isto. é uma situação bem ruim quando acontece. hehe. bjos Soraia

    ResponderExcluir